Dúvidas comuns referente ao uso das coberturas na API de Oferta

Coberturas x Cotação

Para informar as coberturas na cotação, deve-se seguir a seguinte configuração:
1 – Executar a API de Cobertura

2 – No response da mesma, ver a combinação que você deseja usar na cotação:
Ex: Será uma cotação de AUTO, com valor referenciado e tipo de franquia básica

3 – Informar na cotação a combinação escolhida através do response da cobertura, que atenderá a sua necessidade:

Coverages - Dúvidas Request

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Dúvida / Problema

Regra de Negócios

Resposta / Solução

Aceitação apenas para veículos com até 3 anos de uso, condicionada à contratação de cobertura acessória com LMI mínimo de 50% do valor do veículo com máximo de R$ 85.000,00 .

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Dúvida / Problema

Pretendemos utilizar algumas coberturas pré-definidas (pacote de coberturas), para facilitar nosso
trackeamento e para facilitar para o usuário.
Ex: Cobertura de casco, cobertura de danos morais.
Analisando o retorno das coberturas, possuímos essas opções em múltiplas
situações.
Como podemos padronizar isso? A HDI poderia cadastrar alguns pacotes nos padrões que necessitamos.

Resposta / Solução

Não temos hoje pacotes pré-formatados.
Você pode organizar estes pacotes com estes grupos de coberturas e produtos retornados pela
API de COBERTURAS.

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Dúvida / Problema

Com relação a obrigatoriedade das coberturas, existem ou poderão existir coberturas obrigatórias?

Resposta / Solução

Existem coberturas obrigatórias. Em todos os produtos de Automóvel se faz necessário informar uma combinação de Guincho com Carro Reserva (podendo ser a opção sem carro reserva). Para obtenção dos códigos deverá ser analisado no response da API de busca cobertura.

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Dúvida / Problema

Ao realizar:

"Cotação com opção de Melhor Data de pagamento, informando uma data dentro do
limite de 15 dias da vigência | Incluir Guincho 300 km e 15 dias de Carro Reserva Com Ar
Condicionado | Incluir cobertura complementar > Reparo Abaixo da Franquia"

Sobre cobertura Reparo Abaixo da Franquia, pode nos enviar o código dela , por gentileza ?

Resposta / Solução

O ID do Reparo Abaixo da Franquia é ID 54. Para obter a lista de coberturas, faça a chamada da
API DE COBERTURAS.

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Processo

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Dúvida / Problema

Como é tratada a questão da Blindagem na API de vocês? Tem algum lugar para informar isso ou
não?

Resposta / Solução

A blindagem é informada dentro de "accessories" passando o id, marca/descrição , e
valor da blindagem.

Ex:

"accessories": [
{
"id": 5,
"brandDescription": "teste",
"isValue": {
"amount": 2000
}
}
],

Lembrando que o valor da blindagem deve ser até 50% do veículo.

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Processo

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Dúvida / Problema

Ao realizar:

"Cotação com opção de Melhor Data de pagamento, informando uma data dentro do
limite de 15 dias da vigência | Incluir Guincho 300 km e 15 dias de Carro Reserva Com Ar
Condicionado | Incluir cobertura complementar > Reparo Abaixo da Franquia"

Não localizei na API que retorna as coberturas a cobertura Reparo Abaixo da Franquia. Pode nos
enviar o código dela , por gentileza ?

Resposta / Solução

O ID do Reparo Abaixo da Franquia é ID 54.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

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Dúvida / Problema

Não localizei, no método que retorna as coberturas, a COBERTURA DE HIGIENIZAÇÃO.
Pode nos enviar o código dela ?

Resposta / Solução

Gerando a API de COBERTURAS, você têm acesso aos códigos e descrição das coberturas.
No caso da higienização, o código do mesmo é 21, e estes se encontra em:

"description": "AUTO" > "description": "Valor de Mercado Referenciado" > "additional"

OU

"description": "AUTO" > "description": "Compreensiva - Valor Determinado" > "additional"

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Processo

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Dúvida / Problema

Quando valor de danos morais + danos corporais é superior a 200.000 não ocorre o
enquadramento e não obtemos o retorno do produto solicitado.

Resposta / Solução

Essa regra de funcionamento precisará ser tratada em sua requisição, onde para os
produtos de FIT e FLEX a soma das coberturas de Danos Materiais e Danos Corporais devem
respeitar um limite total de R$ 200.000,00 de valor de IS.

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Processo

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Dúvida / Problema

Enviar a documentação com todos os domínios das coberturas e perguntas.

Resposta / Solução

A HDI não disponibiliza listas com dados de coberturas e perguntas, pois, para obter a
mesma, pode-se utilizar a API de COBERTURAS.

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API de Oferta

Processo

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Dúvida / Problema

Com relação ao percentual utilizado para calcular o valor da cobertura de Danos Morais,
gostaria que fosse apenas confirmado se são os 20% de DM e DC conforme conversamos. De
qualquer forma, analisando com mais calma agora, acredito que nem vou precisar fazer esse
cálculo aqui. Se o valor de Danos Morais, quando contratado, é sempre exatamente 20%
de DM e DC, a única coisa que preciso fazer é informar isso ao corretor nas mensagens de
retorno do cálculo, pois o valor contratado eu irei coletar dentro da offer, certo?

Resposta / Solução

Deve-se passar apenas o ID referente a cobertura Danos Morais e será retornado o valor
calculado.
Sobre o valor de danos morais, são os 20% de DM e DC.

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Dúvida / Problema

Estou com uma dúvida sobre a regra das ofertas e gostaria que me ajudasse. Para retornar a
oferta COMPREENSIVA, a API solicita obrigatoriamente a contratação de APP
INVALIDEZ e APP MORTE, onde cada uma tem um limite mínimo de R$ 1.500. Porém, no HDI
digital esses campos estão juntos, descrito como APP INVALIDEZ/APP MORTE, também com um
limite mínimo de R$ 1.500.

Mas durante os testes que fizemos, deu para notar que informando R$ 1.500 para APP
INVALIDEZ e APP MORTE por meio da API, no HDI digital chega R$ 1.500, não R$ 3.000. Minha
dúvida é exatamente sobre isso, a API deveria fazer a soma já que as coberturas estão
separadas, ou do jeito que está agora é o correto? Se for o correto, realmente é necessário
enviar valor para os dois?

Resposta / Solução

Na tela do front do Hdi digital mostramos somente um dos valores (nos testes realizados o
valor superior), porém o cálculo é feito de forma desmembrada e a impressão também (portanto
você precisa informar no request os dois valores de forma desmembrada) . Também não
somamos os dois valores os mesmos são calculados e impressos de forma desmembrada.

O valor mínimo é variável também de acordo com a filial. Hoje na filial 045 o valor mínimo é de
R$5.000,00 e nas demais o valor é R$1.500,00. E esse mínimo é de forma desmembrada ou seja
APP invalidez mínimo de R$5.000,00 e APP morte mínimo de R$5.000,00.

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Dúvida/Problema

Regras Gerais - VIDROS (Combinações)

Resposta / Solução

Para Vidros (Comuns):
18 HDI Auto Vidros
19 Lanternas, Retrv ext e Faróis
OU
18 HDI Auto Vidros
26 Lanterna,Retrov,Faróis (Importados)

Para Vidros (Blindados):
39 Hdi Auto Vidros Blindados
40 Lant, Retrov, Farois Blindados

Lembrando sempre que há a necessidade de se informar guincho. Exemplo:
50 Guincho Sem Limite de KM
18 HDI Auto Vidros
19 Lanternas, Retrv ext e Faróis

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API de Oferta

Processo

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Dúvida / Problema

Em nossa plataforma disponibilizamos dois tipos de vidros: Básico e completo.
Na API de coberturas de vocês listei alguns tipos de vidros: HDI Auto Vidros, Lanterna, Retrov,
Faróis (Importados), Farol Auxiliar, Hdi Auto Vidros Blindados, Lant, Faróis Blindados.

E por fim, a dúvida é: qual podemos utilizar para básico e para completo ?

Resposta / Solução

Geralmente para outras congêneres, é tratado cobertura de vidros completo a adição da
cobertura de Lanterna + Retrovisor + Faróis.
Para a HDI a cobertura é separada, estando
disponível a contratação da cobertura de vidro separadamente da cobertura de Lanterna +
Retrovisor + Faróis.
No caso sendo necessário encaminhar o id das duas coberturas para o caso da disponibilidade
do pacote completo.
Lembrando que temos a divisão de coberturas para veículos blindados e veículos importados.

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API de Oferta

Processo

Request

Dúvida / Problema

Gostaríamos de entender o motivo do nó de Guincho e Carro Reserva da HDI ser
concatenado, Todas as outras empresas do mercado vem com essas informações separadas,
vide exemplo anexo.

Exemplo abaixo de um payload HDI:

      {
        "id": 25,
        "description": "Guincho 300KM + 15 Dias Carro Reserva",
        "maximumIndemnityLimits": {
          "amount": 0.0,
          "currency": "R$",
          "amountFormatted": "R$ 0.0"
        },
        "minimumIndemnityLimits": {
          "amount": 0.0,
          "currency": "R$",
          "amountFormatted": "R$ 0.0"
        }
      },
      {
        "id": 31,
        "description": "Guincho 300KM + 30 Dias Carro Reserva",
        "maximumIndemnityLimits": {
          "amount": 0.0,
          "currency": "R$",
          "amountFormatted": "R$ 0.0"
        },
        "minimumIndemnityLimits": {
          "amount": 0.0,
          "currency": "R$",
          "amountFormatted": "R$ 0.0"
        }
      },

Resposta / Solução

HDI comercializa somente no formato de pacote estas coberturas, garantindo a contratação
equivalente de acordo com as regras internas. Evitando assim rejeição do calculo por contratação de uma combinação não aceita pela
HDI.

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API de Oferta

Processo

Request

Dúvida / Problema

Necessitamos saber qual a lista de domínios destes acessórios que são obrigatórios no
formulário. Precisamos entender se faz sentido este tipo de questionamento se não for
importante para o risco ou o pricing do prêmio do seguro.

Resposta / Solução

Não temos um domínio para descrição da marca dos acessórios e não realizamos consistência do dado informado.

Nome do Serviço

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Processo

Request

Dúvida / Problema

Quando enviamos a FIPE na chave fipePercentage: significado que estamos
trabalhando com a cobertura Referenciado, porém, quando queremos calcular Valor
Determinado e informar o valor do casco, como realizamos ? Não localizei na documentação.

Resposta / Solução

Referente ao Valor Determinado, o mesmo está disponível para uso conforme request, onde as regras para uso são:

1 - Deve se informar o id 4 em coverages
"coverages": [
{
"id": "4",
"deductibleID": 2,
"guarantees": [

2 - Em coverages.guarantees no id 4, informar o valor determinado
{
"id": "4",
"isValue": {
"amount": 20000,
"currency": "BRL"
}
}

3 - O valor de IS do casco deve ser entre 85% até 90% do valor da FIPE, caso não seja, a API corrigirá o valor e retornará a mensagem.

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Processo

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Dúvida / Problema

Listagem de categorias de veículo.

Resposta / Solução

Cód. Descrição importado?
10 PASSEIO - NACIONAL false
14 PICK-UPS LEVES - NACIONAL false
16 ESPORTIVOS - NACIONAL false
20 PICK-UPS PESADAS (CARGA) false
22 PICK-UPS PESADAS (PESSOAS) false
35 RANGE-CATEGORY-NEW false
36 OPTION-CATEGORY-NEW false
11 PASSEIO - ESTRANGEIRO true
15 PICK-UPS LEVES - ESTRANGEIRO true
17 ESPORTIVOS - ESTRANGEIRO true
21 PICK-UPS PESADAS (CARGA) true
23 PICK-UPS PESADAS (PESSOAS) true

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Processo

Request

Dúvida / Problema

Quando utilizamos os adicionais: 39 e/ou 40 (Hdi Auto Vidros Blindados; Lant, Retrov, Farois
Blindados). A resposta da API se limite apenas à cobertura de Responsabilidade Civil. Mesmo
utilizando um veículo menor de 3 anos. Podem verificar esse comportamento? (Exemplos de
requisição em anexo)

Resposta / Solução

Segue regra para retorno de coberturas com blindagem:
Para "Faróis/Lan Blindados" (40)

  • Guincho sem limite km
  • Carro Reserva (15 / 30 / 45 dias)
  • Vidros C/ Blindagem (39)

Para "Vidros C/ Blindagem" (39)

  • Guincho sem limite km
  • Carro Reserva (15 / 30 / 45 dias)

Exemplo: 32 + 39 ou 32 + 39 + 40

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Processo

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Dúvida / Problema

Porque a elegibilidade (regras) não está retornando a cotação 431 compreensiva quando
chamamos uma cotação FIT com cobertura Sem Limite de KM.

Resposta / Solução

Informação adicional a se confirmada:

o que ocorre é que o request:
segment = 1
component = 1
composition = 2
coverage.id = 6

coverage.deductibleID = 1

additional.id = 62

Neste caso está sendo solicitado o produto "HDI FIT", com o plano "Incêndio, Roubo, Furto e PT colisão"
e com a cobertura adicional "Guincho Sem Limite de KM" do plano "Incêndio, Roubo, Furto e PT
colisão", onde a elegibilidade não oferta o produto 431 - HDI AUTO PERFIL.

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Processo

Request

Dúvida / Problema

Tentei fazer uma cotação FIT sem IS contratada, mas retornou .

{
"message": "Nenhuma Faixa Is filtrada encontrada",
"errors": []
}

É possível realizar uma cotação sem nenhuma cobertura contratada no plato FIT? Se sim,
podem por favor verificar o que está incorreto no request.

Resposta / Solução

Nesse caso você não precisa informa as garantias 55 e 56.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Request

Dúvida / Problema

Erro ao calcular o produto FLEX 436 -
"Cobertura Colisão, Incendio, Roubo e Furto, 100
KM (39) e 7 dias de Carro Reserva"
{"message":"There was an internal error","errors":[]} (Json abaixo)

Resposta / Solução

Faltou acrescentar a cobertura adicional.

"additionals": [ {"id": "63" }],

Na HDI é obrigatório informa uma cobertura adicional.

{"prospect":{"name":"TESTE TRES SARAH","documents":[{"type":{"id":1},"number":"23686612046"}],"contacts":[{"type":{"id":1},"data":"1145678765","isAllowCampaign":false},{"type":{"id":2},"data":"11923765547","isAllowCampaign":false},{"type":{"id":3},"data":"[email protected]","isAllowCampaign":false}],"addresses":[{"street":"PASCOAL RANIERI MAZZILLI","district":"VILA MENDES","number":2,"complement":"","referencePoint":"0","postalCode":"03257180"}]},"search":{"segment":[{"id":"1","components":[{"id":"1","compositions":[{"id":"3"}]}]}],"businessItem":{"insurance":{"period":{"effectiveDate":"2020-03-20","expirationDate":"2021-03-20"},"installmentDay":0,"brokers":[{"sucursalCode":"021","susepCode":"00000100440671","isMain":true,"percentageCommission":25,"percentageParticipation":0}],"autos":[{"fipePercentage":100,"isNewVehicle":false,"circulationPostalCode":"03257180","overnightPostalCode":"03257180","vehicle":{"chassisCode":"9SFZK53A3BB354452","manufactureYear":2019,"model":{"id":18552,"year":2019,"fuelType":{"id":"1","description":""}}},"drivers":[{"name":"TESTE TRES SARAH","document":{"type":{"id":1},"number":"23686612046"},"dateOfBirth":"1985-12-13","questionnaires":[{"questionId":"1","answerId":"5"},{"questionId":"2","answerId":"12"},{"questionId":"3","answerId":"14"}]}],"coverages":[{"id":"8","deductibleID":9,"guarantees":[{"id":"1","isValue":{"amount":5000,"currency":"BRL"}},{"id":"2","isValue":{"amount":5000,"currency":"BRL"}},{"id":"55","isValue":{"amount":50000,"currency":"BRL"}},{"id":"56","isValue":{"amount":50000,"currency":"BRL"}}],"additionals":[],"accessories":[],"protections":[{"id":"13"}]}],"questionnaires":[{"questionId":"8","answerId":"53"},{"questionId":"9","answerId":"43"},{"questionId":"13","answerId":"48"}]}]}}}}

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Dúvida / Problema

Listar as coberturas que sofrem impacto por veículo importado ou blindado.

Resposta / Solução

Segue a lista de coberturas equivalentes para o caso do veículo importado e nacional.

Para veículos nacionais
18 - HDI Auto Vidros
19 - Lanternas, Retrv ext e Faróis

Para veículos importados
26 - Lanterna, Retrov, Faróis (Importados)

Para veículos Blindados (imp./nac.)
39 - Hdi Auto Vidros Blindados
40 - Lant, Retrov, Faróis Blindados

Exclusivo Responsabilidade Civil
6 - HDI Auto Vidros

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Processo

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Dúvida / Problema

Favor verificarem por qual motivo ao enviar dois acessórios de som (código 9), só é considerado
o primeiro que foi enviado e descartado o segundo, sem nenhum aviso?

Como enviar dois tipos de acessórios de som? Se tem a tag MARCA para enviar, então entendo que seria possível.

Resposta / Solução

O sistema não permite cadastrar dois acessório do mesmo tipo.
O sistema só considera o primeiro.

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Processo

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Dúvida / Problema

– O objeto maximumIndemnityLimits sempre virá com o valor null. Podendo ser ignorado.
– Apenas é permitido o envio de protections nas coberturas 5, 6 e 3. (Incêndio, Roubo e Furto,
Incêndio, Roubo, Furto e PT colisão, e Valor de Mercado Referenciado), seguindo o que é
informado na rota de coverages e os ids liberados respectivamente. (20 para coberturas 5
e 6; e 13-19 para a connertura 3)
– No caso de enviar protections em uma cobertura diferente dessas, ele virá como null
constatando que não registrou.
– Podemos ignorar o atributo protections[*].isValue que está vindo como null
nos testes realizados.

Se tiver alguma informação falsa acima, pode corrigir e me explicar qual deve ser o
funcionamento?

Resposta / Solução

– O objeto maximumIndemnityLimits sempre virá com o valor null. Podendo ser ignorado.
R: Exatamente, este campo é um atributo do request, por se tratar do mesmo objeto está
sendo apresentado no response.

– Apenas é permitido o envio de protections nas coberturas 5, 6 e 3. (Incêndio, Roubo e Furto,
Incêndio, Roubo, Furto e PT colisão, e Valor de Mercado Referenciado), seguindo o que é
informado na rota de coverages e os ids liberados respectivamente. (20 para coberturas 5
e 6; e 13-19 para a connertura 3)
R: A API de cobertura apresenta a combinação possível, sugiro que seja realizada a
orquestração das API's para que possa compor a combinação acerta para calculo.

– No caso de enviar protections em uma cobertura diferente dessas, ele virá como null
constatando que não registrou.
R: A proteção é ignorada para os produtos que não tratam protecionais.

– Podemos ignorar o atributo protections[*].isValue que está vindo como null
nos testes realizados.
R: Todo retorno 'null' deve ser ignorado, não é um valor aplicado.

Se tiver alguma informação falsa acima, pode corrigir e me explicar qual deve ser o
funcionamento?
R: Aparentemente não, os apontamentos estão corretos.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Request

Dúvida / Problema

Para que possamos enviar a cobertura de 19 - Lanternas, Retrovisores e Faróis ou 26 -
Lanternas, Retrovisores e Faróis (Veículos Importados), se faz necessário saber se o veículo
é nacional ou importado, pois se enviar a cobertura para o tipo de veiculo errado, não se
tem o retorno da cotação.

Existe a API Busca Veiculo, porem ela não retorna o tipo, apenas a categoria.

Desta forma para poder resolver a questão precisamos de uma das soluções abaixo:

  1. Que fosse retornado uma chave no busca veiculo, informando a procedência do mesmo.

  2. Não tendo a chave, até posso me basear na categoria, mas preciso que vocês me enviem a
    listagem completa de todas as categorias possíveis, pois não podemos nos basear apenas
    na descrição retornada pela API.

  3. Outra solução seria que a cobertura fosse um código único e internamente vocês fariam o
    Depara para a cobertura correta.

Resposta / Solução

Neste caso a solução a ser aplicada é o item 02, esta anexa a lista de categorias de veículos.
Nesta lista cada categoria está identificada se é importado ou nacional.

Cód. Descrição importado?
10 PASSEIO - NACIONAL false
14 PICK-UPS LEVES - NACIONAL false
16 ESPORTIVOS - NACIONAL false
20 PICK-UPS PESADAS (CARGA) false
22 PICK-UPS PESADAS (PESSOAS) false
35 RANGE-CATEGORY-NEW false
36 OPTION-CATEGORY-NEW false
11 PASSEIO - ESTRANGEIRO true
15 PICK-UPS LEVES - ESTRANGEIRO true
17 ESPORTIVOS - ESTRANGEIRO true
21 PICK-UPS PESADAS (CARGA) true
23 PICK-UPS PESADAS (PESSOAS) true

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Request

Dúvida / Problema

Qual parâmetro devo enviar para informar o valor do acessório?

Resposta / Solução

Segue me exemplo.

"accessories":[
{
"id":"6",
"brandDescription":"Marca xpto",
"isValue":{
"amount":3000,
"currency":"BRL"
}
}

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Request

Dúvida / Problema

Gerei uma cotação, mas retornou 13 mensagens de erro.
Segue o request na sequência, abaixo.

Resposta / Solução

O problema ocorrido está relacionado com as coberturas adicionais selecionadas, não é
permitida a cobertura { "id": 0 }

"additionals": [
{
"id": "0"
},
{
"id": "57"
}
],

REQUEST

{
"prospect": {
"name": "Nome teste",
"documents": [
{
"number": "84110911111",
"type": {
"id": 1
}
}
],
"contacts": [
{
"data": "[email protected]",
"isAllowCampaing": false,
"type": {
"id": 3
}
}
],
"addresses": [
{
"street": "R DR JOÃO",
"district": "JARDIM PARAÍSO",
"number": 342,
"complement": null,
"referencePoint": null,
"postalCode": "12200000"
}
]
},
"search": {
"segment": [
{
"id": "1",
"components": [
{
"id": "1",
"compositions": [
{
"id": "2"
}
]
}
]
}
],
"businessItem": {
"insurance": {
"period": {
"effectiveDate": "2020-03-12",
"expirationDate": "2021-03-12"
},
"installmentDay": 13,
"brokers": [
{
"sucursalCode": "045",
"susepCode": "00000100200000",
"isMain": true,
"percentageCommission": 18,
"percentageParticipation": 100
}
],
"autos": [
{
"fipePercentage": 90,
"isNewVehicle": false,
"circulationPostalCode": "12200000",
"overnightPostalCode": "12200000",
"insuranceRelationship": null,
"vehicle": {
"chassisCode": "9BD17122LF1234567,
"manufactureYear": 2014,
"model": {
"id": 11442,
"year": 2015,
"fuelType": {
"id": 5,
"description": "Bi-Combustível"
}
}
},
"drivers": [
{
"name": "Teste teste",
"dateOfBirth": "1983-05-16",
"document": {
"number": "84110900000",
"type": {
"id": 1
}
},
"questionnaires": [
{
"questionId": "1",
"answerId": "5"
},
{
"questionId": "3",
"answerId": "14"
},
{
"questionId": "2",
"answerId": "13"
}
]
}
],
"coverages": [
{
"id": "6",
"deductibleID": 1,
"guarantees": [
{
"id": "4",
"isValue": {
"amount": 0,
"currency": "BRL"
}
},
{
"id": "55",
"isValue": {
"amount": 50000,
"currency": "BRL"
}
},
{
"id": "56",
"isValue": {
"amount": 50000,
"currency": "BRL"
}
}
],
"additionals": [
{
"id": "0"
},
{
"id": "57"
}
],
"accessories": [],
"protections": []
}
],
"questionnaires": [
{
"questionId": "8",
"answerId": "51"
},
{
"questionId": "9",
"answerId": "44"
},
{
"questionId": "13",
"answerId": "48"
}
]
}
]
}
}
}
}

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Request

Dúvida / Problema

Detalhamento dos dados das franquias oferecidas.

Resposta / Solução

Segue imagem abaixo com os detalhes de cada franquia.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Request

Dúvida / Problema

Como cotar um veículo com kit gás?

Resposta / Solução

No request precisa passar no formato abaixo.

"accessories":[
{
"id":"6",
"brandDescription":"Marca xpto",
"isValue":{
"amount":3000,
"currency":"BRL"
}

Lembrando que a API obriga o preenchimento da marca do acessório e os dados informados
são disponibilizados para os demais produtos ofertados como HDI Flex e HDI Fit.

Coverages - Dúvidas Response

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Response

Dúvida / Problema

Verificando a cotação HDI Auto Perfil, Valor de Mercado e Valor Determinado, ambas possuem
o mesmo número de cotação.

"quotationId": "282074699",

Este número não deveria ser diferente, tal como é o HDI Flex e HDI Auto FIT?

Sendo igual este quotationId, como será diferenciado na transmissão, qual foi a escolha da corretora?

Será utilizado o valor retornado em calculo de Offers.ID em vez de quotationId?

Resposta / Solução

Os numero de cotação são iguais para os valores referenciado e determinado.

Na API de "geração de proposta" você devera informa o Offers.ID.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Response

Dúvida / Problema

Fizemos uma cotação e dela temos um Json com 5 ofertas que precisamos entender melhor por
que o sistema fornece mais de uma oferta, em quais cenários e quais os padrões em que são
ofertados outros cálculos.

Resposta / Solução

Realmente a API "GERA OFERTAS/COTAÇÃO - Marketplace Offer - Offers", retonar todas as
ofertas possíveis de acordo com o payload recebido.

Possuímos um serviço de elegibilidade, o qual é responsável em ampliar as possibilidades de
contratação com a disponibilidade de outras ofertas.

Caso, esteja procurando uma oferta específica dentro do retorno, o mesmo deve ser filtrado
inicialmente por Segment, Component e Composition, assim filtrando um produto
específico. E expecionalmente para os produtos que possuem possibilidades de planos de
coberturas diversas, como o caso da HDI - Auto Perfil, será necessário filtrar a coverage
desejada. (ex. "Valor de Mercado Referenciado")

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Response

Dúvida / Problema

Uma dúvida em relação a resposta de cotação, o id das ofertas são fixos ? Por exemplo, se eu
quero pegar apenas a oferta HDI AUTO PERFIL posso filtrar através do id:
94924a5e-ef59-495a-8c2d-1785fc16b955?

Resposta / Solução

Deve ser verificado os campos Segment.Component.Composition + Coverages.Id, garantindo resgatar a oferta desejada.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Response

Dúvida / Problema

Não consigo utilizar os accessories, visto que quando pedimos as coberturas disponíveis,
não temos um retorno quanto a um IndemnityLimit, porém ao enviá-lo é requisitado.
Como podemos proceder nessa situação?

Resposta / Solução

A proteção informada está na lista de protecionais daquele grupo de cobertura, para
uma coverage, onde, pode haver ou não protecionais. (Para obter a lista de coberturas, faça a chamada da API DE COBERTURAS)
Precisa confirmar no retorno, se a oferta gerada para aquela cobertura (coverage) aceita o
protecional desejado.
Ofertas retornadas não são obrigatoriamente relacionadas com a solicitação realizada.
A HDI devolve outras ofertas sugeridas.

Nome do Serviço

API de Ofertas

Processo

Response

Dúvida / Problema

Porque a API devolve dois valores, um chamado "netPremium" e um "deductible".
A diferença de valores entre eles é bem considerável, porém eu não sei qual valor
devo apresentar para o usuário.
Aliás, o que seria o valor "netPremium" e "deductible"? O que eles representam?

Resposta / Solução

O "netPremium" é o valor que está sendo cobrado pela cobertura de casco e o
"deductible" é o valor da franquia do veículo.
Caso queira exibir o valor do cálculo pode apresentar o “totalPrice”, se for a franquia o
“deductible”.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Response

Dúvida / Problema

Ao enviarmos proteções selecionadas, a cotação retorna null para as protections.
Como podemos proceder para introduzirmos essas ?

Resposta / Solução

A proteção informada está na lista de protecionais daquele grupo de cobertura, para
uma coverage, onde, pode haver ou não protecionais.
Precisa confirmar no retorno, se a oferta gerada para aquela cobertura (coverage) aceita o
protecional desejado.
Ofertas retornadas não são obrigatoriamente relacionadas com a solicitação realizada.
A HDI devolve outras ofertas sugeridas.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Response

Dúvida / Problema

O que equivale a Auto Perfil?

Resposta / Solução

No description do compositions mostra apenas o produto, no caso Auto perfil tanto para
compreensiva quanto exclusiva. No description de coverages poderá visualizar a cobertura
desse produto.

Por exemplo, todos esses são Auto Perfil

coverages
"description": "Valor de Mercado Referenciado",
"description": "Compreensiva - Valor Determinado",
"description": "Responsabilidade Civil",

Com o compositions id 1 e description: Auto Perfil

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Request

Dúvida / Problema

Como usar o DUO.

Resposta / Solução

Segue imagem abaixo com o detalhamento.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Response

Dúvida / Problema

O Valor informado na cobertura APP Morte e APP Invalidez, é o valor "Por Passageiro" ou o
valor total da lotação do veiculo, exemplo se a corretora deseja calcular com 5.000 por
passageiro para um veículo de 7 lugares como uma Santa Fe, ela deve informar apenas 5.000
ou 35.000 (7 x 5.000) ?

Resposta / Solução

O valor de IS informado realmente é por passageiro envolvido no sinistro, sendo o valor
segurado por vida.

Assim para um veículo sinistrado, com app morte de 5000,00 com a morte 7 passageiros
(respeitado por lei o limite de ocupações do veículo pelo modelo), a seguradora terá o valor
de indenização de 5.000,00 por vida, totalizando 35.000 de indenização total.

Nome do Serviço

API de Oferta

Processo

Response

Dúvida / Problema

Quais são os limites Min e Max do valor para APP Morte e Invalidez, segundo regra de negócio.

Resposta / Solução

431 - 1500 até 50000
436 - 0 até até 50000
430 - não é permitido