Dúvidas gerais

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API de Efetivação

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Dúvida / Problema

Renovação

Resposta/Solução

Para efetuar a renovação, deve-se informar o seguinte grupo de TAGs "previousPolicy ", onde é formado por:

  • counterpartCode
  • identificationCode
  • code
  • endDate

Lembrando que estes dados também serão informados no grupo de tag "previousPolicy " da API de Oferta, com exceção do "identificationCode"

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Dúvida / Problema

Regra referente a Melhor Data

Resposta/Solução

Melhor Data (somente na forma de pagamento débito):

  • Se for melhor data, na efetivação, ele não deixa informar installmentSecondDate e installmentDueDateFixed;
    {​​​​​​
    "message":"Quando o campo installmentDay tiver sido informado ou opção de pagamento seja Cartão de Crédito, não poderá informar 'installmentSecondDate' ou 'isFixInstallmentDay'",
    }​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  • Se for melhor data, na efetivação, e informar o installmentDueDate, ele ignora e efetiva com data de vencimento baseado na data informada no cálculo;

OBS: Quando citamos o dia, queremos dizer que este é o dia, efetivamente, do mês. Exemplo: dia 01, dia 15, dia 30, etc.

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Dúvida/Problema

Referente a Data Fixa ou Não (Não Melhor Data)

Resposta / Solução

Não Melhor Data:
(lembrando que as datas a serem informadas devem ser de 1 dia até 6 dias depois da data de vigência informada na cotação (effectiveDate))

  • não informar o installmentDay no cálculo e na efetivação, informando o installmentDueDate: a data de vencimento primeiro ficará conforme informado no campo installmentDueDate, no legado ficará como data fixa e a segunda parcela ficará para a data + 1 mês;
  • não informar o installmentDay no cálculo e na efetivação, informando o intallmentSecodDueDate: a data de vencimento primeiro ficará conforme informado no campo installmentSecondDueDate - 30 dias, no legado não ficará como data fixa, onde, para ser data fixa, deverá ser enviado InstallmentDueDateFixed = true;
  • não informar o installmentDay no cálculo e na efetivação não informar datas: a primeira parcela ficará para + 6 dias, a partir da data da vigência informada no cálculo (effectiveDate) e a data fixa ficará como Não, se enviar na efetivação o campo InstallmentDueDateFixed como true, a data fixa ficará como sim;​​​​​​​

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Dúvida / Problema

Quais são os campos referente aos dados complementares? Pessoa Física

Resposta/Solução

("Profissão" "Renda" e "Recurso")

  • occupationClassificationCode - Código Brasileiro de ocupação;
  • salaryRangeCode - Faixa salarial;
  • resourceCode - Recurso;
  • refuseResource - Recusar o preenchimento do recurso;
    Lembrando que estes campos não são obrigatórios, e que, quanto ao recurso, caso não queira informar, deve-se enviar o refuseResource como true.

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Dúvida / Problema

Como funcionam os dados complementares? Pessoa Jurídica

Resposta/Solução

(Atividade, Capital, Recusar o preenchimento do capital, Valor Faturamento, Recusar o preenchimento do valor do faturamento, Procurador, Administrador, Recusar o preenchimento do Administrador, Controlador, Recusar o preenchimento do Controlador)

  • activityDescription
  • capitalValue
  • refuseCapitalValue
  • billingAmount
  • declineBillingAmount
  • customerAttorneys
    - name
    - cpf
  • customerAdministrators
    - name
    - cpf
  • refuseAdministratorData
  • customerControllers
    - name
    - cpf
  • refuseControllerData

Quando há campos de recusa referente aos dados a serem informados, se os campos de recusa forem true, os dados podem ser enviados em branco ou zero (ver tipo), porém, caso não tenha, os mesmos deverão ser implementados nas aplicações dos players e informados.

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Dúvida / Problema

Em qual tag devemos enviar a UA + Cooperativa da Sicredi?
Se possível enviar estrutura do objeto Agency.

Resposta / Solução

Segue a estrutura a ser informada a UA + Cooperativa.

O objeto é "Branch".

{
"search": {
"businessItem": {
"branch": {
"code": "", // CodConvenio
"serviceDeskCode": "", // CodUA
"enrollmentCode": "" // CodMatricula
}
}
}
}

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Dúvida / Problema

O que seria Pessoa Isenta ? Isenção Fiscal, tipo Deficiente Físico, táxi ? Se sim, onde informar
essa particularidade.

Resposta / Solução

Pessoa Isenta seriam órgãos públicos (exemplo uma prefeitura)

E para envio dessa opção no envio de cotação: {"prospect":{"name":"MARINA TEIXEIRA DE
OLIVEIRA","documents":[{"type":{"id":3},

O ID 3 é o de pessoa isenta; O ID 1 Pessoa Física e O ID 2 é o de pessoa Jurídica.

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Dúvida / Problema

Cobertura provisória: Como o corretor tem acesso a esse dado?
Essa informação é utilizada em algum momento específico?
Ela sai no pdf da proposta?

Resposta / Solução

Cobertura provisória: Ele pede a cobertura provisória pelo Site da HDI e também pode ser
informado na API de Efetivação.
Se o número da mesma não é vinculado na proposta da HDI no momento da efetivação é
cobrado do corretor um custo de R$50,00. Geralmente os corretores usam a funcionalidade
nos casos de 0km.
A informação é impressa no PDF da proposta.

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Dúvida / Problema

Dados do Beneficiário (documento e tipo de documento) : Se enviarmos os dados no
fechamento, eles serão apresentados no PDF da proposta da HDI? Pelo que verificamos na HDI
Digital não pede essas informações (solicita apenas o nome).

Resposta / Solução

Dados do Beneficiário (documento e tipo de documento) : Pelo que verificamos no HDI
Digital não pede essas informações (solicita apenas o nome).
Na impressão da HDI só irá mostrar o nome do Beneficiário.

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Dúvida / Problema

N Vistoria: A vistoria não é agendada após a transmissão? O corretor consegue esse número
antes da efetivação?
Ela sai no PDF da proposta?

Resposta / Solução

N vistoria: Existem casos que o corretor pede a vistoria antes de efetivar a proposta, ou por
algum motivo a primeira proposta é excluída e ele precisa vincular a vistoria já realizada na
nova proposta efetivada esse campo foi criado com essa finalidade.
O mesmo não sai na impressão da proposta, porém ele é carregado para o nosso sistema
interno de emissão.

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Processo

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Dúvida / Problema

Json de teste de efetivação de cotações

Resposta / Solução

Há uma collection com vários exemplos em Developers .

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Processo

Response

Dúvida / Problema

O Link de vistoria retorna para todos os cálculos?

Resposta / Solução

A necessidade da realização da vistoria prévia na contratação de um seguro novo, renovação, endossos ou alteração de proposta, conta com variáveis estatísticas na análise, determinadas pelo próprio sistema legado. Isso ocorre por meio da utilização de técnicas de inteligência preditiva em conjunto com aplicação de modelagem matemática específica para o auxílio na tomada de decisão de forma assertiva.

Isso significa que poderão ocorrer situações que anteriormente era exigida VP para certo risco e que agora poderá ser eventualmente dispensada, ou até mesmo uma renovação HDI ou Congênere que antes não era solicitada VP, porém poderá ser exigida. De qualquer maneira, quando for exigida a VP, o agendamento será disponibilizado no HDI Digital e constará a informação de necessidade ou não de vistoria na proposta.

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Dúvida / Problema

Link de Vistoria Prévia Presencial

Resposta/Solução

Após a transmissão da proposta, o sistema avalia a necessidade da vistoria prévia presencial e retorna no response da efetivação um link para agendamento. Onde é realizado o direcionamento para uma vistoriadora habilitada. Também está disponível o agendamento de vistoria prévia no Bate-Pronto, em que de acordo com o CEP informado, o sistema identificará a existência de um posto Bate-Pronto próximo ao local. É possível escolher a data e o período para agendamento.

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Dúvida / Problema

Regra de Negócios Modalidade Self Vistoria

Resposta/Solução

A modalidade Self Vistoria será direcionado de forma automática no momento da transmissão da proposta, caso o cliente seja elegível ao processo (nesse caso hoje não é retornado no Response de efetivação nenhum link, mensagem ou tag indicando que a proposta será realizada nessa modalidade, porém segue o mesmo fluxo de contato com o segurado descrito abaixo):
A HDI enviará um link por SMS para o número de celular do segurado, informado no momento da proposta;
Ao acessar o link disponibilizado no sms, a vistoria já pode ser iniciada!
Fique atento! A proposta deverá ser enviada com os dados corretos do cliente (inclusive o número de celular e e-mail);
A Self Vistoria deverá ser concluída no prazo de até 2 dias corridos após o envio do link, caso contrário, será necessário reagendar uma nova vistoria através do HDI Digital. Lembrando que no reagendamento a cobertura securitária se iniciará após realização da vistoria;
No envio de documentação na Self Vistoria, oriente seus clientes para que fotografem a página completa do CRLV, incluindo o campo observação que é muito importante para a análise de risco. Clique aqui para conferir alguns exemplos de como as fotos devem ser enviadas.
Ao concluir todas as fotos, o cliente deverá confirmar o envio no próprio link. Uma vez enviado, não será possível acessar a vistoria novamente;
O status da vistoria estará disponível para consulta no HDI Digital, nosso Portal do Corretor, nas opções: Vistoria > Buscar Vistoria.

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Dúvida / Problema

Precisamos de um exemplo gráfico de onde na apólice da HDI tem as informações de CI e Nº de
Apólice para orientar nossos usuários em renovações.

Resposta / Solução

Na terceira página da apólice, seguem os dados demarcados em amarelo, conforme print abaixo.

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Dúvida / Problema

Para finalizar as rotinas de transmissão, preciso saber a grafia de todos os retornos de link. Na
documentação só tem exemplo de VISTORIA. Sei que existem 4 tipos:

VISTORIA
BOLETO
RASTREADOR
UPLOAD DE DOCUMENTOS

Se for possível, gostaria de receber além da grafia, o cenário necessário para ter estes
retornos, lembrando que temos outro card aberto informando que nenhum link está sendo
retornado.

Uma vez retornado os tipos, como sugestão, colocar no exemplo de retorno que consta na
documentação.
Isto já ajudaria bastante.

{
"links": [
{
"type": "VISTORIA",
"dataURL": "https://net.hdi.com.br/digital2/agendamento/acesso/processar?t=eyJhbGc..."
}
]
}

Resposta / Solução

Temos os requests de oferta e cotação para geração de:
BOLETO
VISTORIA
RASTREADOR

Do mais, abaixo segue descrição simplificada das regras: Exemplos.zip

Vistoria
Seguro Novo ou Quebra de vigência, no 431;

Boleto
Se o tipo de pagamento for carnê;

Rastreador
Seguro Novo;
Deve ser FIT ou FLEX;
IS deve ser maior que 50.000;
É feito análise referente ao CEP informado devido a frequência de roubo e furto do veículo
na cidade;
É preciso ter um posto ituran no raio de 20 km do cep informado
Demais regras, encontram-se no arquivo em anexo. (Homolog Regras Compl v3)

Upload de Documento.

A HDI solicita pós efetivação da proposta o envio de alguns documentos para emissão da Apólice. Exemplo: Quando contratado a Blindagem o Certificado de Blindagem, Nota Fiscal no caso de veículos 0KM e quando contratado Kit Gás o CSV (Certificado de Segurança Veicular) e etc.

Essa opção de link não está desenvolvida nas APIS, portanto o corretor deverá enviar os documentos pelo HDI Digital ou para a Filial que realiza o controle das pendências de emissão.

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Dúvida / Problema

Quando o cliente efetiva a proposta:

  • Recebe algum contato/documento via e-mail?
  • Quando o pagamento é realizado em boleto, a API nos retorna um link da primeira parcela, esse
    boleto também é enviado via e-mail para ele?
  • As demais parcelas da contratação por boleto, são enviadas via e-mail?
  • O link de vistoria do seguro enviado pela API é acessado pelo corretor através do HDI Digital, no
    nosso caso, como os corretores terão acesso ao portal para realizar o agendamento?

Resposta / Solução

Quando o cliente efetiva a proposta:

P: Recebe algum contato/documento via e-mail?
R: Não há retorno automatizado. O processo deve ser feito manualmente pelo corretor.

P: Quando o pagamento é realizado em boleto, a API nos retorna um link da primeira parcela, esse
boleto também é enviado via e-mail para ele?
R: Não.

P: As demais parcelas da contratação por boleto, são enviadas via e-mail?
R: Não, ficam disponíveis através do portal do segurado. O corretor também têm acesso,
podendo enviar o mesmo de forma manual.

P: O link de vistoria do seguro enviado pela API é acessado pelo corretor através do HDI Digital,
no nosso caso, como os corretores terão acesso ao portal para realizar o agendamento?
R: Na API retornamos o link , o parceiro retorna ele em seu sistema e direciona para página de
preenchimento dos dados da vistoria.