Dúvidas Gerais

Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoRequest
Dúvida/ProblemaRenovação
Resposta/SoluçãoPara efetuar a renovação, deve-se informar o seguinte grupo de TAGs "previousPolicy ", onde é formado por:
- code
- congenerCode
- expirationDate

Lembrando que, ao gerar a proposta, estes dados também serão informados no grupo de tag "previousPolicy " da API de Proposta
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoRequest
Dúvida/ProblemaPlano (coverageId): 4 - Valor Determinado
Resposta/SoluçãoValor Determinado: Modalidade que garante ao Segurado, no caso de indenização integral, o pagamento de quantia fixa, em moeda corrente nacional, estipulada pelas partes no ato da contratação do seguro.
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoRequest
Dúvida/ProblemaRegra referente a Melhor Data
Resposta/SoluçãoMelhor Data (somente na forma de pagamento débito):
- informar o installmentDay no cálculo, onde:
- O mesmo só pode ser um dia com, no máximo, 15 dias corridos (contando o dia da vigência - campo effectiveDate) - Ex. Cotação vigência dia 01, melhor dia pode ser até dia 15;
- No response do cálculo retornará o tipo de pagamento "débito - melhor data", onde ele vem marcado como melhor data true;


OBS1: Se não melhor data, não deve se informar o campo installmentDay.
OBS2: Quando citamos o dia, queremos dizer que este é o dia, efetivamente, do mês. Exemplo: dia 01, dia 15, dia 30, etc.
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoRequest
Dúvida / ProblemaHoje temos em nosso formulário o campo "Isenção Fiscal (IPI/ICMS)" com as opções "Não
se aplica", "PCD com isenção" e "PCD sem isenção". Se selecionada pelo corretor alguma
das duas últimas opções, devo bloquear a cotação informando que não é possível calcular
esta modalidade na HDI? Pois não encontrei onde enviar esta informação na API.
Resposta / SoluçãoNós (HDI) tratamos os casos com isenção fiscal utilizando o código FIPE, que passou a ser
tarifado na ponta no HDI Digital em 2018. Nesta situação, o sistema disponibiliza a contratação
normalmente, porém com redução do percentual Fipe para 80%. Essa redução ocorre devido ao
pagamento de impostos no caso de indenização integral, que é uma obrigação da seguradora.

No caso de um veículo adquirido com isenção fiscal anteriormente, mas que já passou o prazo
de isenção (4 anos) ou veículos adquiridos por pessoas sem deficiência, o seguro é tratado
caso a caso pois precisa de intervenção da filial, uma vez que pode ser contratado com 100%
Fipe.
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoRequest
Dúvida / ProblemaDentro dos payloads da HDI temos identificados os produtos:

- Auto Perfil
- Colisão e Incêndio
- Colisão, Incêndio, Roubo e Furto
- Incêndio, Roubo e Furto
- Colisão, Perda total, Incêndio, Roubo e Furto

A SUSEP classifica os tipos de seguro em:

- Compreensiva
- Proteção contra roubos e furtos
- Cobertura em desastres
- Indenização em perda total
- Seguro de terceiros

Precisamos da ajuda de vocês para classificar os produtos de vocês dentro do que a SUSEP
permite de seguros, já sabemos que o Auto Perfil é o seguro compreensivo da HDI, mas e o resto?
Resposta / Solução;Classificação SUSEP dos tipos de seguros:
- Compreensiva
1 - HDI AUTO PERFIL
- Plano (coverageId): 3 - Valor de Mercado Referenciado
- Plano (coverageId): 4 - Valor Determinado
- Proteção contra roubos e furtos [430, 431 e 436]
1 - HDI AUTO PERFIL
- Plano (coverageId): 3 - Valor de Mercado Referenciado
- Plano (coverageId): 4 - Valor Determinado
2 - HDI FIT
- Plano (coverageId): 5 - Incêndio, Roubo e Furto
- Plano (coverageId): 6 - Incêndio, Roubo, Furto e PT colisão
3 - HDI FLEX
- Plano (coverageId): 8 - Colisão, Incêndio, Roubo e Furto
- Cobertura em desastres Natural [alagamentos, fortes chuvas, vendaval, chuva de granizo,
terremoto, queda de árvores]
- SEM PRODUTOS INFORMADOS
Não tratado nas APIs do OpenInsurance
- Indenização em perda total [431 e 430]
1 - HDI AUTO PERFIL
- Plano (coverageId): 3 - Valor de Mercado Referenciado
- Plano (coverageId): 4 - Valor Determinado
2 - HDI FIT
- Plano (coverageId): 6 - Incêndio, Roubo, Furto e PT colisão
- Seguro de terceiros
1 - HDI AUTO PERFIL
- Plano (coverageId): 3 - Responsabilidade Civil
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ProcessoRequest
Dúvida / ProblemaA API aceita dois condutores?
Resposta / SoluçãoCaso sejam informados dois corretores, realmente o procajusta realizou a tarefa de
excluir um dos condutores corretamente.
A impressão deve apresentar somente um de acordo com a regra: "Informe o Condutor
Principal que utiliza o veículo por 2 (duas) ou mais vezes na semana. Na impossibilidade de
medir o tempo, indique o condutor mais jovem"
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoRequest
Dúvida / ProblemaAtualmente efetuamos cotações via robô na HDI para moto (435 - HDI MOTO) e caminhões (131 -
HDI AUTO), porém estes produtos ainda não estão disponíveis via API. Também utilizamos o
produto 131 para efetuar cotações PJ com perfil indeterminado (sem condutor principal). Existe
uma possibilidade de estes produtos entrarem no roadmap desta API?
Resposta / SoluçãoOs produtos: Moto, caminhão e frota estão em desenvolvimento, assim como todos os produtos
que temos na HDI, como, por exemplo, o residencial.
Sobre os demais produtos e funcionalidades, tanto para atender o pré e o pós venda, estão
em nosso roadMap aguando a priorização de nossa área de negócio.
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoRequest
Dúvida / ProblemaO sistema não esta aceitando data de vigência retroativa com mais de 5 dias, no caso de renovações.
Resposta / SoluçãoA HDI não aceita renovação com data retroativa com mais de 5 dias.
Ex: Se dia 8/02/2021 é permitido cotar limitado até o dia 03/02/2021.
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ProcessoRequest
Dúvida / ProblemaQuando envio o seguinte array na rota de cotação, recebo o erro dizendo que o CPF (Que
no caso é RG) está inválido

Request Body:

"documents": [{
"type": {
"id": 1
},
"number": "45608246810"
},{
"type": {
"id": 3
},
"number": "372218994"
}],

Response Body:

{
"errors": [
{
"message": "CPF-CNPJ Inválido. (372218994)",
"nativeMessage": "S"
},
{
"message": "Erro na execucao das consistencia da Cotacao.",
"nativeMessage": "ERROCONSISTE"
},
{
"message": "CPF-CNPJ Inválido. (372218994)",
"nativeMessage": "S"
},
{
"message": "Erro na execucao das consistencia da Cotacao.",
"nativeMessage": "ERROCONSISTE"
},
{
"message": "CPF-CNPJ Inválido. (372218994)",
"nativeMessage": "S"
},
{
"message": "Erro na execucao das consistencia da Cotacao.",
"nativeMessage": "ERROCONSISTE"
},
{
"message": "CPF-CNPJ Inválido. (372218994)",
"nativeMessage": "S"
},
{
"message": "Erro na execucao das consistencia da Cotacao.",
"nativeMessage": "ERROCONSISTE"
}
]
}
Resposta / SoluçãoNo offer você deve informa apenas o CPF.
O RG você preenche na API de efetivação.
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoResponse
Dúvida/ProblemaRegra referente a Melhor Data
Resposta/SoluçãoMelhor Data (somente na forma de pagamento débito):
- informar o installmentDay no cálculo, onde:
- O mesmo só pode ser um dia com, no máximo, 15 dias corridos (contando o dia da vigência - campo effectiveDate) - Ex. Cotação vigência dia 01, melhor dia pode ser até dia 15;
- No response do cálculo retornará o tipo de pagamento "débito - melhor data", onde ele vem marcado como melhor data true;

OBS: Quando citamos o dia, queremos dizer que este é o dia, efetivamente, do mês. Exemplo: dia 01, dia 15, dia 30, etc.
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoResponse
Dúvida / ProblemaDemais produtos da HDI.
Como identificamos o Retorno dos demais produtos de Auto? (ex: Flex)
Resposta / SoluçãoNa documentação da API de "Gera Ofertas/Cotação", no response, você pode
diferenciar o produto no atributo:

offers[]."items"[]."segment"[]."components"[]."compositions"[*]."description"

A documentação das APIs encontram-se em:
https://developers.hdi.com.br/
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoResponse
Dúvida / ProblemaO X-Track-Id vocês retornam no Header do responde da chamada de Cálculo, porém, para
nós pegarmos esse id, teríamos que mexer em toda a infrasestrutura do nosso servidor de
cálculos que opera hoje, poderia por gentiliza avaliar alimentar esse ID no JSON de retorno do
cálculo, pois assim fariamos a tratativa direto no response do cáculo para poder consumir na
transmissão, pdf etc....
Resposta / SoluçãoReferente ao X-Track-Id trata-se de um dado de identificação do response e funcionado como o
agrupador das ofertas apresentadas.
Esta implementação está de acordo com a
definição RESTFUL, é utilizado para outras etapas do processo de cotação como citados
por você, impressão, transmissão e etc. E este parâmetro também utilizado para identificação
do negócio nos logs das APIs.
Como sugestão, alguns parceiros estão
construindo um novo objeto a ser tratado pela aplicação, onde neste é feito o agrupamento dos
dados de header e body do response.
{
header: {
server: "istio-envoy"
date: "Mon, 01 Jun 2020 19:53:12 GMT"
content-type: "application/json;charset=UTF-8"
x-track-id: "cc938776-e9a8-47af-a903-de9e0f64b4a2"
x-envoy-upstream-service-time: "29180"
},
body: {
"offers": [
{...},
{...},
{...},
]
}
}
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoResponse
Dúvida / ProblemaO que é o businessNotification?
Resposta / SoluçãoO campo chamado "businessNotification" no retorno das ofertas, conterá as informações de
ajustes feitas pela própria HDI para adequar as opções de cobertura naquele determinado
cálculo.
A mesma retornará um bloco (vide Json exemplo em anexo), com as mensagens informativas
Exemplo_businessNotifications.json e, caso ocorram, ajustes.
Em "description" estará a descrição e em "type" o tipo.

"businessNotifications": [
{
"description": "Ajuste do valor determinado. De 0,00 para 12.621,65 (variacao minima de 85% Tabela FIPE)",
"type": "Info"
},
{
"description": "Cotação sem análise, sujeita a aprovação da CIA.",
"type": "Info"
}
],
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoResponse
Dúvida / ProblemaQuando a HDI não retornar nas ofertas uma oferta com o mesmo composition e ID da
cobertura solicitados no cálculo, aqui no multicálculo iremos apresentar uma mensagem
no retorno do "produto principal" informando o corretor de que não houve oferta com as
coberturas que ele selecionou no formulário, porém exibiremos as demais ofertas (por mais
que tenham outras coberturas) como sendo "produtos adicionais". Nesse caso, gostaríamos
de saber se a HDI deseja que seja exibida uma mensagem específica para estes casos e qual
seria esta mensagem.
Resposta / SoluçãoDa forma que a nossa plataforma está estruturada para funcionar hoje, são somente
apresentados ao corretor "produtos adicionais" ou ofertas adicionais) quando o "produto
principal" (ou oferta principal, a qual as coberturas são exatamente as solicitadas pelo
corretor no cálculo) é retornado com sucesso, ou seja, com o prêmio.
Nome do ServiçoAPI de Oferta
ProcessoRequest
Response
Dúvida / ProblemaQual o tempo médio para retorno da cotação em produção?
Resposta / SoluçãoO tempo de calculo médio de calculo é menor de 1 seg.
Pode chegar em momentos de grande movimento a cerca de 4 segs.